
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) descartou, nesta sexta-feira (10), a possibilidade de o Brasil ser atingido por um ciclone extratropical durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, neste domingo (12). Ao Brasil 61, o órgão informou que o fenômeno deve se formar sobre a Argentina, acompanhado por uma onda de ar frio. E não avançará diretamente sobre o território brasileiro.
De acordo com o meteorologista Danilo Siden, do Inmet, o ciclone deve atuar sobre a bacia do rio da Prata, entre Buenos Aires e o Uruguai, seguindo em direção ao oceano nos próximos dias. “O que vai atingir o Sul do Brasil e os estados adjacentes neste fim de semana é uma frente fria associada a esse ciclone, e não o ciclone em si”, explicou.
A frente fria trará chuvas intensas e queda de temperatura principalmente em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com possibilidade de granizo em algumas localidades. Apesar disso, o Inmet não prevê rajadas de vento tão fortes quanto as registradas nas últimas semanas, quando São Paulo teve ventos próximos de 100 km/h.
“Os principais transtornos esperados são o acúmulo de chuva e a ocorrência de granizo, que podem causar danos pontuais e exigem atenção da população”, destacou Siden.
(Fonte: Brasil 61)