
O avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical promete mudar o tempo no Sudeste a partir desta terça-feira (9). Embora o sistema chegue enfraquecido, a principal consequência será o aumento dos ventos, com rajadas que podem superar os 70 km/h em áreas do Sul de Minas Gerais.
Na manhã de terça, os ventos mais fortes serão sentidos no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, com velocidades de até 80 km/h. Já no Sul de Minas, as rajadas podem alcançar 60 km/h ao longo do período da manhã, intensificando-se à tarde. Segundo a previsão, cidades da região podem enfrentar rajadas acima de 70 km/h, principalmente em áreas mais elevadas.
O fenômeno também deve provocar ventania no centro-leste paulista, enquanto o norte e noroeste de São Paulo podem registrar rajadas de até 60 km/h. No Rio de Janeiro, os ventos chegam a 80 km/h na capital e na região dos Lagos, no período da noite.
Apesar da intensidade dos ventos, não há previsão de chuva forte para o Sul de Minas. O tempo deve permanecer firme, mas com aumento da nebulosidade.