- Publicidade -
21.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Rajadas de vento levam Inmet a emitir alertas para estados do Sudeste

- Publicidade -
Rajadas de vento levam Inmet a emitir alertas para estados do Sudeste
Imagem ilustrativa IA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para fortes rajadas de vento em 14 estados do país, incluindo os três do Sul, dois do Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e todos os do Nordeste.

Estados

No Sudeste, a passagem de uma frente fria provoca ventos intensos no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Especialmente do Sul Fluminense até Cabo Frio, no interior, há risco de tempestades acompanhadas de rajadas fortes de vento.

- Publicidade -

O estado mais afetado no Sul é o Rio Grande do Sul, onde os ventos podem chegar a 100 km/h. Isso provoca quedas de árvores e destelhamento de construções. Em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, a previsão é de rajadas de até 60 km/h. Há possibilidade de pequenos transtornos.

Já no Nordeste, a circulação dos ventos vindos do oceano coloca todo o litoral sob alerta de perigo potencial. Os ventos intensos podem movimentar dunas de areia sobre construções na orla. No interior, também são esperadas rajadas de até 60 km/h, capazes de derrubar galhos de árvores e objetos altos.

- Publicidade -

Recomendações

De acordo com o Inmet, os ventos devem persistir até sábado (6) em áreas do Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul, a tendência é que a intensidade diminua antes, entre quinta-feira (4) no sul do estado e sexta-feira (5) no norte.

A recomendação é que a população se mantenha atenta às previsões locais e evite situações de risco, especialmente em áreas litorâneas e regiões com maior ocorrência de quedas de árvores durante tempestades.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!