
O primeiro final de semana de setembro será marcado por mudanças significativas no tempo em Minas Gerais, especialmente na região sul do estado. A chegada de uma frente fria ao Sudeste, a partir desta sexta-feira (5), deve provocar chuva e queda acentuada nas temperaturas, acompanhada pelo avanço de uma massa de ar frio.
Na sexta-feira (5), o tempo ainda começa estável em boa parte de Minas Gerais, mas a partir da tarde a situação muda. O sul de Minas já pode registrar pancadas isoladas de chuva, acompanhadas de aumento da nebulosidade. Cidades como Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha devem sentir a mudança mais rapidamente.
No sábado (6), a frente fria avança e a previsão indica pancadas de chuva em áreas do sul e leste mineiro, com possibilidade de precipitações também no Triângulo Mineiro. No domingo (7), o tempo permanece fechado e há chance de novas chuvas em pontos isolados do interior.
Além da instabilidade, o ar frio será responsável por derrubar os termômetros. Entre sexta (5) e sábado (6), a queda pode superar os 10°C em diversas cidades do sul de Minas, fenômeno semelhante ao esperado em São Paulo e Rio de Janeiro. Em municípios da Serra da Mantiqueira, como Maria da Fé, Monte Verde e Passa Quatro, as máximas podem não ultrapassar os 15°C no sábado.
No Triângulo Mineiro, o calor ainda persiste, com máximas acima de 31°C. Mas no centro e sul de Minas os valores ficam mais amenos, variando entre 24°C e 27°C.
De acordo com meteorologistas, a expectativa é que a frente fria melhore os índices de umidade. E traga alívio após dias de calor intenso. Mas também mantenha as temperaturas amenas durante todo o fim de semana na região.