
O Governo de Minas Gerais instaurou duas novas estruturas da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) voltadas para o combate à criminalidade no campo. Atendendo nove cidades do sul do estado.
O governador Romeu Zema inaugurou, nesta sexta-feira (11), a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais de Varginha. O órgão atuará no município e nas cidades de Boa Esperança, Elói Mendes, Guapé, Carmo da Cachoeira, Ilicínea e Coqueiral.
A Polícia Civil também inaugurou o Núcleo Especializado de Repressão a Crimes Rurais de Três Pontas, com jurisdição na cidade e em Santana do Coqueiral. A nova delegacia e o novo núcleo reforçarão o trabalho de investigação de delitos patrimoniais relacionados à atividade rural no sul de Minas. Apesar da divisão territorial para fins de organização dos procedimentos policiais, a cooperação entre as unidades é mútua. Alcançando uma população estimada de mais de 310 mil habitantes.
“Os nossos índices de criminalidade neste ano estão extremamente satisfatórios, temos tido melhorias em quase todos eles, o que demonstra que o trabalho das nossas polícias tem sido efetivo e tem trazido bons resultados para a vida dos mineiros”, destacou o governador de Minas.
Campo Seguro
Conforme previsto em resolução, as delegacias rurais atuam na apuração de furto e roubo de gado. Bem como de outros crimes que tenham por objeto insumos e maquinários agrícolas. Com as sedes inauguradas, Minas Gerais soma 13 Delegacias Especializadas de Repressão a Crimes Rurais e um Núcleo Especializado.
O projeto Campo Seguro da Polícia Civil foi lançado em fevereiro de deste ano, com foco na repressão qualificada de crimes patrimoniais relacionados com a atividade rural. Além do modelo de atuação integrada entre as delegacias responsáveis pela investigação dos delitos, sobretudo as especializadas, a iniciativa também envolve as Agências de Inteligência Policial.
Estruturas
Os espaços da delegacia e do núcleo especializados ftiveram adaptação de sedes já existentes da Polícia Civil — a Delegacia Regional em Varginha e a Delegacia de Polícia em Três Pontas. Agora com salas direcionadas às atividades de polícia judiciária e para recebimento de produtores rurais.
Em Varginha, a viabilidade de estruturação da delegacia especializada contou com a parceria da prefeitura, do Sindicato Rural, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e da iniciativa privada. Os recursos para o núcleo de Três Pontas foram de emenda parlamentar para a aquisição de mobiliário e itens de informática, entre outros materiais.
(Fonte: Agência Minas)