A Secretaria de Saúde de Poços de Caldas informou, nesta quinta-feira (25), que o pronto atendimento do Hospital Margarita Morales teve a sala de emergência ampliada. Com a mudança, ocorre a ampliação de um para dois leitos, com respiradores e monitores, utilizados para estabilização de pacientes de covid-19 em estado grave, antes de serem transferidos para as unidades de referência.

A estrutura é semelhante à Sala Vermelha, que já existe na UPA. “Com a ampliação, o Margarita Morales passa a ter capacidade maior de atender pacientes em estado grave, prestar esta primeira assistência e encaminhar estes pacientes. O próximo passo é incluir no quadro médicos emergencistas 24 horas, para este atendimento, a exemplo do que já ocorre na UPA”, explicou o médico e diretor clínico, Ed Wilson Neves.
As mudanças também incluem a implantação de uma suíte de isolamento, para pacientes diagnosticados com quadros infectocontagiosos. Este espaço está em fase final de adaptação, recebendo pintura e assoalhos novos e manutenção da rede de gases.
No Margarita, uma triagem e um consultório funcionam exclusivamente para atendimento de casos de síndromes gripais. Foram elaborados protocolo e plano de contingência para enfrentamento da covid-19. Segundo a Saúde, ocorre treinamento constante da equipe, composta por auxiliares, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas.







