
A Secretaria Municipal de Saúde segue com a campanha “Sua falta faz falta”. Isso para chamar a atenção da população sobre um problema que tem impactado diretamente a rede pública de atendimentos: o absenteísmo. Ou seja, o não comparecimento às consultas e exames agendados.
Durante o Mutirão do Coração, realizado entre os dias 6 e 11 de novembro, o índice de absenteísmo foi de 16,8% em relação aos exames de ecocardiograma e eletrocardiograma. O que significa que 406 atendimentos deixaram de acontecer devido à ausência dos pacientes.
O dado reforça uma preocupação já identificada pela Secretaria em levantamentos anteriores e evidencia a necessidade de maior conscientização sobre o compromisso com os agendamentos.
Entre janeiro e agosto de 2025, o município registrou 93.725 consultas médicas, das quais 71.784 aconteceram. O levantamento aponta um índice de 23,41% de absenteísmo. O que significa que quase uma em cada quatro consultas não ocorreu devido à ausência do paciente.
A mesma situação acontece nos exames laboratoriais e de imagem: dos 109.033 procedimentos na agenda do período, 87.366 foram realizados, resultando em um índice de 19,87% de faltas.
O secretário-adjunto de Saúde José Gabriel Pontes Baeta reforça que o comparecimento da população é essencial para o bom funcionamento dos serviços. “Quando um paciente falta, outro deixa de ter atendimento naquele horário. Precisamos da colaboração de todos para otimizar os agendamentos e garantir que mais pessoas tenham acesso aos cuidados de saúde.” ressalta.
A Saúde orienta que, em caso de impossibilidade de comparecimento, o usuário comunique a ausência com antecedência à unidade de saúde, permitindo que o horário tenha disponibilização para outra pessoa da fila de espera.







