SAÚDE PREVENTIVA

Poços de Caldas registra queda nos casos de sífilis

Atenção Primária à Saúde realizou 5.360 testes rápidos para detecção de sífilis em 2024
PUBLICIDADE
Poços de Caldas registra queda nos casos de sífilis
Foto Myke Sena-MS

O Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas estão reforçando o alerta à população sobre os cuidados e a prevenção contra a sífilis. Embora curável, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que ainda representa um desafio importante de saúde pública.

Dados em Poços de Caldas

Em 2024, a Atenção Primária à Saúde de Poços de Caldas realizou 5.360 testes rápidos para detecção de sífilis, registrando 152 casos reagentes. No mesmo período, o CTA realizou 1.840 testes, com 193 resultados positivos. No total, foram contabilizados 345 casos no município. O que representa 4,79% do total de pessoas testadas.

PUBLICIDADE

O percentual de positividade no CTA, que era de 9% entre janeiro e agosto de 2024, caiu para 5,7% no mesmo período de 2025. Uma redução significativa. De janeiro a agosto deste ano, foram realizados 4.232 testes rápidos. Houve 67 casos de sífilis adquirida, um caso de sífilis em gestante e nenhum caso de sífilis congênita.

PUBLICIDADE

Em relação à faixa etária, a maior incidência em 2024 ocorreu entre 16 e 40 anos. Já em 2025, até agosto, concentrou-se entre 16 e 35 anos. Em 2024, os homens representaram a maioria dos casos registrados no CTA – 283. Contra 28 casos entre mulheres.

Infecção bacteriana

A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica exclusiva do ser humano, causada pelo Treponema pallidum. O microrganismo foi descoberto em 1905, mas a cura só surgiu em 1943, com a introdução da penicilina. A doença pode ser transmitida por via sexual – a forma mais comum – por via vertical (de mãe para filho durante a gestação ou parto). E, mais raramente, por via sanguínea.

A transmissão vertical é especialmente preocupante, pois pode ocorrer em qualquer fase da doença materna. Resultando em consequências graves, como aborto, natimorto, parto prematuro, morte neonatal ou sífilis congênita.

Os primeiros sintomas costumam surgir como uma ferida indolor no local da infecção, que desaparece espontaneamente. Sem tratamento, porém, a doença evolui para outras fases e pode causar sérios danos ao organismo.

Prevenção e testagem

Os testes rápidos para sífilis estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede SUS no município. A Secretaria de Saúde recomenda que todas as pessoas sexualmente ativas realizem o teste pelo menos uma vez por ano e/ou a cada nova exposição de risco.

Gestantes devem realizar o exame no início do pré-natal e repeti-lo no 2º e 3º trimestres da gestação, além de em casos de aborto.

O CTA, que integra o Programa Municipal de IST/Aids/HIV, oferece testagem e orientação para sífilis, HIV e hepatites B e C. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na rua Pará, 284, com entrada pela rua Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!