
Encerrando as atividades da Campanha Setembro Amarelo, o presídio de Poços de Caldas promoveu, na manhã da última terça-feira (30), uma ação voltada à conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Cerca de 40 pessoas privadas de liberdade participaram da atividade, junto a profissionais que atuam diariamente na unidade prisional. A iniciativa aconteceu em formato de roda de conversa. E proporcionou um espaço de diálogo aberto, reflexivo e humanizado sobre um tema ainda cercado de tabus e preconceitos. O objetivo central foi quebrar estigmas, incentivar a busca por ajuda e fortalecer a rede de apoio. Ressaltando que falar sobre saúde mental é fundamental para salvar vidas.
Dificuldades emocionais
A ação foi coordenada pela equipe de saúde e atenção psicossocial do presídio, em parceria com a Secretaria de Saúde, apoio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos, esclarecer dúvidas e refletir sobre estratégias de enfrentamento das dificuldades emocionais. O momento também reforçou a importância do acolhimento, da escuta qualificada e da valorização da vida, pilares centrais da campanha Setembro Amarelo.
A psicóloga Aline Luisi Claudiano, que atua na unidade prisional, destacou o impacto da ação: “Trazer o debate sobre saúde mental para dentro do sistema prisional é um passo muito importante. Esses momentos mostram que cada vida tem valor e que buscar apoio não é sinal de fraqueza, mas sim de força e responsabilidade consigo mesmo.”