- Publicidade -
20.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Santa Casa de Poços bate recorde de cirurgias no primeiro semestre de 2025

- Publicidade -
Santa Casa de Poços bate recorde de cirurgias no primeiro semestre de 2025
Divulgação

A Santa Casa de Poços de Caldas registrou um crescimento expressivo no número de procedimentos em seu centro cirúrgico no primeiro semestre de 2025. Ao todo, foram 4.320 procedimentos entre janeiro e junho deste ano. Aumento de 11,28% em comparação ao mesmo período de 2024, quando aconteceram 3.882 procedimentos.

Os meses de abril, maio e junho se destacaram nesse avanço, com crescimentos percentuais de 21,28%, 34,15% e 30,96%, respectivamente. Esse salto nos números é resultado direto de uma série de investimentos e melhorias estruturais, assistenciais e operacionais promovidas pela instituição ao longo dos últimos meses.

- Publicidade -

Ações estratégicas

Entre as ações estratégicas, destacam-se a ampliação do horário de funcionamento do centro cirúrgico para cirurgias eletivas até as 22h. E ainda a abertura da agenda também aos fins de semana. Medida que contribuiu para acelerar o atendimento das demandas e reduzir filas de espera.

Outro marco importante desse período foi a abertura do novo setor de endoscopia, acompanhada da implantação do serviço de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). Que entrou em funcionamento no final de março. Segundo a enfermeira Viviane Masetti, coordenadora do centro cirúrgico, a iniciativa mostrou-se uma estratégia eficiente para a redução das demandas reprimidas.

- Publicidade -

Medidas implantadas

O aumento na produção cirúrgica também foi impulsionado por um conjunto de medidas implantadas pela instituição. Como estruturação da coordenação médica do bloco cirúrgico, implantação do setor de engenharia clínica nos serviços de Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização, Centro Obstétrico e Sala de Exames. Além de investimentos em novas tecnologias e equipamentos. “Essas ações resultaram em avanços significativos na eficiência operacional do bloco cirúrgico e na qualidade do atendimento. Contribuindo diretamente para esse crescimento”, explica Viviane.

Ela também destaca a ampliação do quadro de enfermagem, as adequações na jornada de trabalho para atendimento das novas demandas. E também o início da nova equipe de anestesia, além das mudanças na superintendência e diretoria técnica. A realização de mutirões em diversas especialidades também é uma medida que resultou em avanços importantes na capacidade assistencial do hospital. E na qualidade do atendimento cirúrgico.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!