
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas lançou uma cartilha com orientações voltadas aos pacientes em processo de internação e seus acompanhantes. O material já está disponível nos quartos das unidades de saúde que integram a Rede de Urgência e Emergência. O objetivo é facilitar a comunicação e garantir maior acolhimento durante o período de permanência hospitalar.
A cartilha reúne informações essenciais para o bom andamento da rotina hospitalar, como regras sobre alimentação, quantidade de acompanhantes permitidos, horários de visita. Além do alerta sobre a proibição de fumar dentro das dependências do hospital. O material também traz, em anexo, um termo de responsabilidade específico para acompanhantes de pacientes com mais de 60 anos.
Segundo Michelle Bertozzi, diretora da Rede de Urgência e Emergência e Hospitalar, a iniciativa busca aproximar os pacientes e familiares das normas institucionais, promovendo mais clareza no processo de internação. O secretário de Saúde Luis Augusto de Faria Cardoso diz que com esta cartilha, busca-se garantir que pacientes e acompanhantes tenham acesso a informações claras e objetivas sobre o processo de internação na Rede de Urgência e Emergência do SUS. “Acreditamos que quando a população compreende seus direitos, deveres e os fluxos de atendimento, conseguimos reduzir dúvidas, fortalecer a confiança no sistema de saúde. E também melhorar a experiência de todos durante um momento que, muitas vezes, é de fragilidade e preocupação”, enfatizou o secretário de Saúde .