
A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas confirmou a existência de casos de tuberculose entre pessoas em situação de rua no município. A informação foi em resposta ao Requerimento do vereador Tiago Mafra (PT). Ele questionou a possibilidade de um surto da doença nessa parcela da população.
De acordo com dados extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até 21 de julho de 2025 foram notificados 20 casos de tuberculose na cidade. Dos quais dois em pessoas em situação de rua e cinco em pessoas privadas de liberdade.
Busca ativa
A pasta destacou que há um plano de contingência em execução, baseado na busca ativa de Sintomáticos Respiratórios, estratégia da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Poços, essa abordagem consiste na identificação de pessoas com tosse persistente e na realização de exames como baciloscopia, Teste Rápido Molecular (TRM) e cultura.
Supervisão
Entre as ações em andamento, a Secretaria informou que as casas de passagem e o Centro POP realizam triagem de sintomas durante o acolhimento. Pacientes suspeitos podem ficar em isolamento até o resultado do exame. Nos casos com confirmação, o tratamento é tem supervisão com apoio do Consultório na Rua. A Vigilância Epidemiológica promove busca ativa em abrigos e locais de permanência da população em situação de rua. Além de campanhas educativas e capacitações periódicas para equipes de saúde.
Tratamento é desafio
Apesar dos esforços, a Secretaria reconhece que a adesão ao tratamento ainda é um desafio, especialmente porque muitos pacientes permanecem em situação de rua, dificultando o acompanhamento contínuo.
Estatística
Dados dos últimos três anos mostram oscilação nos registros da doença em Poços de Caldas
2022: 26 casos, nenhum em pessoas em situação de rua;
2023: 51 casos, sendo 5 em situação de rua e 5 em pessoas privadas de liberdade;
2024: 33 casos, com 3 em situação de rua e 2 em privados de liberdade.
A Secretaria ressaltou ainda que existe articulação entre Saúde, Assistência Social, sociedade civil e Ministério Público para fortalecer as medidas de prevenção e combate à tuberculose.