
A Secretaria Municipal de Saúde intensificou, ao longo de todo o mês de julho, as ações de prevenção às hepatites virais em Poços de Caldas. A campanha, realizada em diversos pontos da cidade, ofereceu orientações e testes rápidos à população. Visando conscientizar sobre os riscos das doenças, alertar para a importância da prevenção e incentivar o diagnóstico e tratamento precoces.
As atividades tiveram início dia 11, na feira livre da zona sul, com 75 testes realizados. Dia 16, a ação ocorreu na Policlínica Central, alcançando 100 testes. O encerramento aconteceu nesta segunda-feira (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas. A ação aconteceu durante toda a manhã, realizando 50 testes. Totalizando 225 testes ofertados durante a Campanha.
Camila Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Especialidades da Saúde, avaliou a campanha como positiva. Mas reforçou a necessidade contínua de alerta sobre prevenção. “Volto a destacar que o Centro de Testagem e Aconselhamento está de portas abertas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Rio Grande do Sul, 145, no centro. Oferecemos testagem, aconselhamento e acompanhamento gratuitos para Infecções Sexualmente Transmissíveis. Incluindo HIV, sífilis e hepatites virais”, afirmou, lembrando que os serviços são acessíveis e gratuitos pelo SUS.