Lei nacional reconhece fibromialgia como deficiência

PUBLICIDADE
Lei nacional reconhece fibromialgia como deficiência
Foto Marcello Casal Jr-Agência Brasil

A partir de janeiro de 2026, quem têm fibromialgia passará a ser considerado pessoa com deficiência (PcD). A Lei 15.176, de 2025, que determina a medida, teve publicação nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União. Ela recebeu sanção sem vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação pelo Congresso Nacional ocorreu no último dia 2 de julho. Sendo assim, a norma passa a valer 180 dias após a publicação.

Direitos

Entre os direitos, portanto, que serão estendidos às pessoas com fibromialgia estão cotas em concursos públicos e isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos.

PUBLICIDADE

Conforme a legislação, uma equipe de saúde, com médicos e psicólogos, terá que atestar a limitação da pessoa para participação em atividades em igualdade com as outras pessoas.

No Distrito Federal, por exemplo, quem tem fibromialgia já pode ser considerado com deficiência. Agora a lei vale para todos o país. Desse modo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para quem possui a síndrome.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores nos músculos, nas articulações, tontura, fadiga, ansiedade e depressão. E não tem origem conhecida. A origem está na chamada “sensibilização central”, uma disfunção em que os neurônios ligados à dor tornam-se excessivamente excitáveis.

 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!