
A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental realizou uma pesquisa acarológica na última quarta-feira (23) nas regiões centro e sul da cidade. O estudo teve como objetivo identificar espécies de carrapatos presentes no ambiente e avaliar potenciais riscos à saúde pública.
A pesquisa acarológica consiste em coleta, identificação e análise de ácaros. Ela é crucial para a vigilância e controle de doenças como a febre maculosa, que afeta apenas humanos.
Na prática os agentes de Vigilância Ambiental coletaram as amostras em locais de denúncias por parte da população. E em seguida as amostras serão encaminhadas para analisadas em laboratório especializado. Irá ser feita a identificação das espécies e avaliação de sua densidade populacional.
Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental Jorge Miguel Ferreira do Lago, essa iniciativa visa proteger a saúde pública e garantir um ambiente seguro para todos. “É fundamental que a população esteja informada e participe ativamente dessa ação. Registrando denúncias e adotando medidas preventivas. Juntos, podemos reduzir os riscos e promover a saúde e o bem-estar da população”. acrescentou
Cuidados importantes
A equipe da Vigilância Ambiental aproveita também para orientar à população sobre cuidados importantes.
Usar roupas claras para ajudar a identificar o carrapato.
Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas.
Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta.
Usar repelentes de carrapatos.
Verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos.
Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça.
Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água.
Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos.
Denúncias
As denúncias podem ser por meio do Mais Saúde, WhatsApp: 3114-8127 e telefones fixos:
35-36975956 / 35-36975921,das 8h às 18h.