
Está agendada para este fim de semana, sábado (19) e domingo (20), mais uma rodada do mutirão de otorrinolaringologia em Poços de Caldas. A expectativa é realizar 30 atendimentos entre crianças e adultos. A iniciativa integra o convênio firmado entre a prefeitura e a Santa Casa de Poços de Caldas.
Infantil
Desde o início dos mutirões, 336 pacientes já foram atendidos. As cirurgias infantis atendem a diversas condições, como infecções recorrentes de ouvido ou garganta, problemas respiratórios – incluindo apneia do sono – e dificuldades na fala e audição. Entre os casos mais comuns estão amigdalites de repetição, obstruções nasais causadas por adenoides aumentadas e otite média secretora.
Adultos
Em adultos, os procedimentos atendem situações como sinusite crônica, desvio de septo nasal, apneia do sono, perda auditiva, tumores (benignos ou malignos) e outras condições que afetam respiração, audição ou voz.
A Secretaria de Saúde reforça que o atendimento começa pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do paciente. O clínico geral faz a avaliação inicial e, se necessário, encaminha para o otorrinolaringologista. Após avaliação especializada, pode haver solicitação de exames pré-operatórios. E, em caso de indicação cirúrgica, o pedido segue para a Central de Regulação, que agenda o procedimento conforme a disponibilidade.