
Foi inaugurada nesta terça-feira (15), em Poços de Caldas, a nova Unidade de Reabilitação Oncológica do Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo). O espaço, localizado na rua Piauí, 524, centro, é o primeiro da cidade com estrutura voltada para a fisioterapia pélvica oncológica. Com foco na recuperação de funções motoras e no alívio de sintomas como dor, fadiga e incontinência. Todo o atendimento será de forma gratuita a pacientes oncológicos.
Recursos
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades, voluntários, pacientes e parceiros da iniciativa. A nova unidade é fruto do envolvimento direto da comunidade e de diversas instituições. Ao todo, houve arrecadação de R$ 134 mil, por meio de doações do projeto Renovando Esperanças – uma escola de formação política. E de empresas como Alcoa Foundation, Solidariedade Azzi, Sicredi, Leveduca, Mineração Curimbaba, além da colaboração da população.
Com os recursos, foi possível equipar e estruturar o espaço, ampliando a capacidade de atendimento do Gaapo, que desde 2016 atua na cidade com acolhimento e suporte a pacientes em tratamento oncológico. Atualmente, a entidade assiste 663 pessoas, sendo que mais da metade tem mais de 60 anos e cerca de 80% são mulheres. Somente em 2024, já aconteceram 1.776 atendimentos nas áreas de enfermagem, fisioterapia e psicologia.
A presidente do Gaapo Cláudia Rocha destacou a importância do apoio recebido. “Graças ao prefeito Paulo Ney conseguimos firmar um termo de fomento com a prefeitura que contempla as nossas ações com as secretarias de Saúde e Assistência Social. Essa conquista é de todos que acreditam nesse trabalho e nos ajudam a seguir em frente”, afirmou.