- Publicidade -
18.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Secretaria de Saúde alerta para baixa procura por mamografia em Poços

- Publicidade -
Secretaria alerta para baixa adesão ao exame de mamografia em Poços
Divulgação

Na última sexta-feira (11), o secretário municipal de Saúde Luis Augusto de Faria Cardoso visitou o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, acompanhado da diretora do Departamento de Atenção à Saúde Rosilene Faria e da coordenadora do Núcleo de Especialidades Camila Rodrigues. A visita integra o cronograma da prefeitura de acompanhamento dos serviços públicos de saúde.

Baixa procura

Entre os destaques, foi feito um alerta sobre a baixa procura pelo exame de mamografia, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com a gerente do Centro Lucimara Siqueira Costa Papi, a adesão das mulheres ao exame tem sido abaixo do esperado. O que preocupa as autoridades em saúde.

- Publicidade -

A mamografia, exame de raio-X das mamas, é fundamental para detectar alterações ainda em estágios iniciais da doença. Muitas vezes antes mesmo de serem perceptíveis ao toque. No Centro, o equipamento utilizado permite identificar essas alterações com alta precisão.

Além disso, a unidade conta com tecnologia que agiliza a entrega dos resultados. Após o exame, a paciente recebe um QR Code para acesso imediato às imagens. E o laudo médico é tem disponibilização pelo mesmo código.

- Publicidade -

Alerta

“Deixo aqui meu alerta às mulheres. Se você está na faixa etária de 50 a 69 anos ou apresenta sintomas como nódulos, dor persistente, secreção anormal ou outras alterações nas mamas, procure orientação médica. A porta de entrada para qualquer procedimento é a Unidade Básica de Saúde. O dado da baixa procura nos preocupa muito. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento e cura”, destacou o secretário.

Durante a visita, também foram entregues seis detectores fetais de mesa por parte da PUC Minas, campus Poços. Os equipamentos, adquiridos por meio de contrapartida do acordo de implantação do curso de Medicina em 2017, somam um investimento de quase R$ 9 mil.

Veja também
- Publicidade -









Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!