O Grupo de Assistência e Apoio a Pacientes Oncológicos (Gaapo) inaugura, dia 15 de julho, às 9h, a Unidade de Reabilitação Oncológica, na rua Piauí, 524. O espaço é o primeiro da cidade estruturado para fisioterapia pélvica oncológica e oferecerá atendimento gratuito a pacientes. Com foco na reabilitação de funções motoras e alívio de sintomas como dor, fadiga e incontinência.
A nova unidade foi viabilizada por meio do projeto Renovando Esperanças, idealizado por alunos da escola de formação política RenovaBR, com apoio de empresas e da comunidade. Foram arrecadados R$ 134 mil em doações, valor investido na compra de equipamentos e estruturação da sala.
“A campanha começou com divulgação na imprensa e mobilização nas redes sociais. Foi essencial para alcançar o objetivo e mostrar que, juntos, conseguimos concretizar um projeto tão importante”, destaca a jornalista Aline Fallaci, integrante do grupo.
Entre os apoiadores financeiros estão Alcoa Foundation, Solidariedade Azzi, Sicredi, Leveduca e Mineração Curimbaba. Além de doações via pix e um evento beneficente na Ziel Cervejaria.
Desde 2016, o Gaapo atua no acolhimento de pacientes oncológicos. Em 2024, já houve mais de 1.700 atendimentos. “Essa sala nova é a realização de um sonho, construída por muitas mãos. E necessária para ampliar a qualidade do atendimento que oferecemos”, afirma a presidente Cláudia Regina Gomes Rocha.