29.3 C
Poços de Caldas

Gripe aviária: Brasil confirma novo foco em aves domésticas no Mato Grosso

Um quarto foco de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Brasil foi detectado em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis (MT). O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), domingo (8). Segundo a pasta, o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. […]
PUBLICIDADE
Gripe aviária: Brasil confirma novo foco em aves domésticas no Mato Grosso
imagem ilustrativa freepik

Um quarto foco de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no Brasil foi detectado em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis (MT). O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), domingo (8). Segundo a pasta, o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.

Conforme o Mapa, o serviço veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras para análise em laboratório que deram positivo para gripe aviária. Ainda domingo (8) foram iniciadas as medidas de erradicação, bem como as ações de vigilância, que ocorrem num raio de 10 km ao redor do foco.

PUBLICIDADE



O Mapa afirma que, no raio estipulado, não existem estabelecimentos avícolas comerciais. Além disso, informou que a confirmação do caso em Mato Grosso não altera o período de vazio sanitário de 28 dias na área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais.


Focos em andamento de H5N1 no país

Campinápolis (MT): aves domésticas/subsistência

Brasília (DF): animal silvestre

Mateus Leme (MG): animal silvestre

Sapucaia do Sul (RS): animal silvestre


Casos em investigação

O país ainda investiga 11 casos suspeitos de gripe aviária (H5N1), sendo cinco em criações de aves domésticas em Itaituba (PA), Nova Cruz (MG), Alegre (ES), Caçador (SC) e Viamão (RS). Em Eldorado dos Carajás (PA), a investigação ocorre em uma criação doméstica para subsistência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atualizados na última segunda-feira (9).

Consumo seguro à saúde

O Mapa reiterou, em nota oficial, que “o consumo de carne de aves e de ovos não apresenta risco para a saúde”.

Suspensão de exportações

Quanto às restrições temporárias impostas às exportações brasileiras de carne de aves por causa da detecção de IAAP no município de Montenegro (RS), até o momento o Brasil suspendeu a exportação de carne de aves para 24 países.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Kuwait suspendeu a importação de carne de frango de todo o país. Já a Macedônia do Norte ampliou a restrição do estado do Rio Grande do Sul para todo o território nacional. Em contrapartida, a Namíbia flexibilizou a medida, com restrição apenas ao estado do Rio Grande do Sul.

Confira como as suspensões estão distribuídas

Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Albânia, Índia, Macedônia do Norte e Kuwait.

Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão, Ucrânia, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola e Namíbia.

Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Emirados Árabes Unidos e Japão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Mapa, a Pasta segue em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores. Com a prestação ágil e transparente de todas as informações técnicas necessárias sobre o caso.

PUBLICIDADE

Mais Notícias

Don`t copy text!