O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo por conta da onda de calor que passa pelo Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O aviso segue até as 18h de segunda-feira (18), mas as altas temperaturas devem persistir até o fim do verão, na quarta (20).
De acordo com o Inmet, a temperatura pode subir até 5ºC, o que representa riscos à saúde. O alerta inclui municípios como Poços de Caldas (MG), Pouso Alegre (MG), Varginha(MG), Águas da Prata (SP), São João da Boa Vista e Campinas (SP). Em Minas Gerais, as áreas afetadas são triângulo mineiro, alto Paranaíba, oeste, sul e sudoeste.
De acordo com o Ministério da Saúde, a onda de calor pode afetar os mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação, assim como diabéticos, gestantes e população em situação de rua.
Os principais sinais de alerta são transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia. Confira abaixo as principais recomendações para enfrentar as altas temperaturas.







