
Com o objetivo de facilitar o acesso da população às fraldas geriátricas descartáveis, a partir desta semana as Unidades de Saúde da Atenção Básica estarão responsáveis pelo fornecimento deste insumo.
As fraldas geriátricas que estavam disponíveis apenas na Policlínica Central, agora podem ser encontradas nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
As pessoas que podem receber as fraldas devem ser residentes e domiciliadas no município de Poços de Caldas, além de estarem vinculadas e cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde, apresentarem documentação necessária, serem portadoras de doenças crônico-degenerativas agudizadas/crônicas, associadas com incontinência urinária e/ou fecal e serem usuárias acamadas com perda de mobilidade total.
A documentação necessária para o cadastro é cópia do CPF (usuário e responsável, Cartão do SUS (usuário), comprovante de residência no nome do usuário (emitido com data atual ou no máximo de 3 meses anteriores). O usuário que residir em Instituição deverá apresentar uma Declaração da Instituição. prescrição médica ou de enfermagem no Formulário de Requisição com a descrição da condição, data de solicitação, contendo a indicação do tamanho.
O prazo de validade da prescrição será de seis meses, contados a partir da data de solicitação, para dar continuidade ou alteração à concessão de fraldas descartáveis, o usuário ou responsável deverá comparecer à Unidade de Saúde para a renovação da solicitação passando por avaliação médica ou de enfermagem.
A dispensação das fraldas será realizada mensalmente em data estipulada pela equipe. Não serão aceitas prescrições que não sejam originadas no SUS. Nesses casos, o usuário deverá ser submetido a avaliação médica ou de enfermagem na UBS. Caso haja necessidade de alteração do tamanho das fraldas, poderá ser solicitado na Unidade em que o usuário faz a retirada do material, ainda com prazo vigente do pedido anterior. Serão dispensados três pacotes correspondentes a 24 fraldas por mês por usuário beneficiado.
A coordenadora da Atenção Básica Camila Ferreira Bacelar Donato destacou o benefício da mudança para a população. ”Será um ganho para a população poder receber esse insumo próximo das suas casas. Facilitar para os usuários do SUS os serviços é fundamental para uma assistência adequada aos pacientes.”