Farmácias e consultórios poderão realizar exames de análise clínica

  Dia 1º de agosto vai entrar em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios. PUBLICIDADE De acordo com a norma, os exames são testes rápidos, sem a necessidade de envio para laboratórios, limitando a serem de triagem e por […]
PUBLICIDADE

 

divulgação

Dia 1º de agosto vai entrar em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permite a realização de exames de análise clínica em farmácias e consultórios.

PUBLICIDADE

De acordo com a norma, os exames são testes rápidos, sem a necessidade de envio para laboratórios, limitando a serem de triagem e por isso não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.

Vão ser liberados, por exemplo, os testes de HIV, dengue, colesterol, malária e hepatite. São quase 50 exames de análises clínicas.

Vale lembrar que, até então, apenas testes de covid-19 e de glicemia podiam ser feitos nas farmácias e consultórios.

Essa medida busca ampliar o acesso da população ao diagnóstico clínico e reforça o papel dos laboratórios clínicos no estímulo à política de qualidade dos exames.

A norma foi avaliada e aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência na Reunião Ordinária Pública ocorrida em maio.

E a fim de monitorar a etapa de implementação das novas regras, o Ministério da Saúde e a Anvisa irão integrar o grupo de trabalho que vai ajudar a avaliar o alcance dos objetivos da resolução e o impacto no SUS, no mercado e na sociedade.

Os serviços terão até 180 dias para se adequarem às regras atualizadas.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Mais postos da BR 381 com pedágios

Mais postos da BR 381 com pedágios

FOTO: Divulgação/Nova 381 PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Mais postos da BR 381 com pedágios…

Don`t copy text!