
A divisão de IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde realizará a Campanha “Julho Amarelo – Não deixe a hepatite pegar você”, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre essas doenças silenciosas que acometem o fígado, podendo levar a situações graves, como cirrose, câncer e até a morte, se não forem tratadas.
Durante todo o mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizarão ações de conscientização e, também, testagem da população. A orientação é para que o munícipe procure a Unidade mais próxima de sua residência para se informar a respeito da realização do teste rápido.
“Os sintomas da hepatite são silenciosos, por isso a importância de alertar a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para se prevenir e, também, da importância de realizar o teste rápido. A hepatite tem tratamento, que inclusive é ofertado gratuitamente pelo SUS, e quanto mais cedo for diagnosticada, maiores são as chances de cura”, explica Sirley Oliveira, coordenadora do IST/AIDS e Hepatites Virais.
Pessoas em situação de rua
E neste mês, em parceria com a equipe do Consultório na Rua, a Secretaria de Saúde oferecerá o teste rápido às pessoas em situação de rua, que são acompanhadas pelo Centro Pop e Casas de Passagem. Também será realizada, ao longo do mês, a conscientização em relação à transmissão da doença e, caso algum morador teste positivo, será encaminhado para o tratamento via SUS.
Segmento de manicures e afins
Também serão realizadas ações no segmento de prestadores de serviços, como cabeleireiros, tatuadores, manicures e afins, orientando-os nos cuidados de biossegurança e na obrigatoriedade de respeito às normas técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais de trabalho.
Será oferecida uma capacitação aos profissionais dia 24 de julho, de 10h às 12h, no Hotel Nacional, rua Barros Cobra, 35.
Empresas
As equipes do CTA/SAE oferecerão orientações e teste rápido para as empresas. De acordo com o Ministério da Saúde, o perfil clínico de pacientes portadores de hepatite B crônica é predominantemente do sexo masculino (60%), entre 41 e 50 anos (32,8%) e a maioria (87,9%) não foi imunizada.
As empresas interessadas podem entrar em contato através do telefone ou WhatsApp 98809-0279 para agendamento.
Dia D
O IST/Aids e Hepatites Virais promove em 29 de julho o Dia D do Julho Amarelo, com a intensificação da programação alusiva ao tema, na esquina das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, das 9h às 14h. Haverá testes rápidos e panfletagem nos semáforos e comércios do centro para orientações sobre prevenção, tratamento e diagnóstico das hepatites virais. A ação será realizada pelos profissionais do CTA.







