22.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Vacinação contra pólio em Poços alcança 87% de menores de um ano

- Publicidade -
Foto Tomaz Silva-Agência Brasil

Os índices de vacinação contra a poliomielite têm apresentado queda desde de 2016, última vez em que o Brasil superou a marca de 90% de cobertura vacinal do público-alvo. A meta do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é vacinar entre 90% e 95% das crianças menores de 5 anos de idade.

Segundo dados da Regional de Saúde de Pouso Alegre, Poços de Caldas está praticamente na meta: 87,48% de menores de um ano foram vacinados contra pólio até março de 2023.

- Publicidade -

A dose de primeiro reforço está mais abaixo, com 69,35% de crianças imunizadas na cidade.

A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde lembra que a vacina contra a poliomielite continua disponível nas salas de vacina para todas as crianças menores de 5 anos.

- Publicidade -

Risco

Porém, a proteção nunca esteve tão baixa no país. Em 2022, o percentual de vacinação nacional foi de 72%. No ano anterior, foi menor ainda, pouco menos de 71%, informa o Ministério da Saúde. Os números trazem preocupação porque, apesar de o Brasil ter registrado o último caso da doença em 1989, há 34 anos, outros países ainda não erradicaram a doença, o que pode fazer o vírus voltar a circular por aqui.

- Publicidade -

Um caso recente da doença foi confirmado em Loreto, no Peru, o que aumentou o risco do Brasil, lembra a coordenadora do PMI, enfermeira Mariana de Souza Araújo. “Temos risco porque o Brasil é um país de portas abertas, recebemos imigrantes e refugiados, então precisamos manter a nossas coberturas vacinais exatamente por isso, porque recebemos pessoas de outros países que têm casos e sabemos que onde tem casos de pólio são os países com baixas coberturas vacinais. Então a nossa cobertura vacinal alta é a única forma de evitar que o vírus se reintroduza no país”.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!