
Nesta quinta-feira (4), o Programa “Saúde Fila Zero” da Secretaria de Saúde atingiu mais uma meta: mais seis especialidades com demanda reprimida zeradas.
Toda a equipe da Secretaria de Saúde participou do momento quando foi batido o sino instalado no local como forma de comemoração. O prefeito Sérgio Azevedo esteve acompanhado do secretário de Saúde Thiago Mariano, do secretário-adjunto de Saúde, da ex-secretária-adjunta de Saúde Rosilene Faria e dos servidores da Central de Marcação Elaine Cristina Reis e Marcelo Braga Ferreira.
O objetivo do Fila Zero é realizar em 2023 todos os procedimentos represados até dezembro de 2022, colocando em dia uma fila que em alguns casos passa de 5 anos. São mais de 50 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
Dentre as demandas zeradas nesta semana estão as especialidades: angiologia, colonoscopia, doppler de carótida, mastologia, ultrassom e fisioterapia.
Ao todo, já são 14 procedimentos zerados e incluem também dermatologia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, hematologista, consultas ortopédicas, consultas psiquiátricas e teste ergométrico.
Além dos procedimentos que já estão com a demanda zerada, outras especialidades estão fluindo com celeridade. Dos mais de 50 mil procedimentos, 26.018 já foram realizados nos quatro meses do ano.
O secretário de Saúde Thiago Mariano enalteceu mais uma vez o trabalho realizado por toda equipe e destacou a dedicação da Central de Marcação. “Estamos mais uma vez comemorando uma nova vitória do Fila Zero. Esse resultado só é possível devido ao empenho e à dedicação de todos os servidores da Secretaria, especialmente os servidores da Central de Marcação, que têm se desdobrado para que os procedimentos sejam realizados. Essa é uma conquista de todos nós. Estamos dando continuidade ao trabalho realizado pelo ex-secretário de Saúde Dr. Mosconi e pela ex-secretária-adjunta Rosilene Faria e nestes quatro meses já tivemos várias conquistas e continuaremos trabalhando para cumprir nosso compromisso de zerar os procedimentos represados até dezembro de 2022.”
O prefeito Sérgio Azevedo exaltou o sucesso do Programa “Saúde Fila Zero”. “Passamos pela pandemia muito bem e ficou essa demanda de procedimentos reprimidos, mas até dezembro vamos vencer esse desafio. Parabéns a todos. Muita gente duvidou desse projeto ousado que lançamos, mas ninguém sabia da força dessa equipe da Secretaria de Saúde. Nossa cidade está batendo índices em todos os quesitos, é a cidade que mais cresce no Estado e com a saúde não poderia ser diferente, a Secretaria de Saúde é o principal setor e está sendo valorizado.”
Participaram da cerimônia também o secretário de Governo Paulo Ney de Castro Jr., a secretária de Administração Ana Alice de Souza, o secretário de Comunicação Social Antônio Donizette Albino, a secretária de Promoção Social Marcela Carvalho Messias e servidores da Secretaria de Saúde.
Os demais dados detalhados podem ser conferidos pelo link: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/filazero/







