
De 4 a 14 de abril, as nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Atenção Básica realizaram em feiras livres em diversos pontos da cidade, orientações sobre hipertensão arterial sistêmica.
Ao todo, mais de 600 pessoas passaram pelas tendas e tiveram acesso direto às orientações.
A nutricionista Sandra Aparecida de Almeida falou sobre o que observou durante a ação. “Durante as atividades, percebemos que muitas pessoas se surpreendiam com o teor de sódio/sal que alguns alimentos ultraprocessados contêm, bem como se surpreenderam com a capacidade do sal de ervas em conferir sabor aos alimentos. Muitos não conheciam essa formulação 100% caseira, com redução da quantidade de sal utilizada, auxiliando, portanto, na prevenção da hipertensão e ajudando a manter sob controle aqueles que já têm essa condição instalada.”
Além dos nutricionistas, participaram também da ação diversos outros profissionais, como agentes comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e os agentes de endemias, que em alguns locais compartilharam o espaço para orientar sobre outras questões ambientais importantes.







