A Prefeitura de Poços de Caldas anunciou, na manhã desta quarta-feira (15), o programa Saúde Fila Zero. O objetivo é que todos os procedimentos e cirurgias que entraram na fila até dezembro de 2022 sejam realizados em 2023.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, serão concluídos 59 mil procedimentos, sendo 2,6 mil cirurgias, 33 mil consultas, 22,6 mil exames, 575 tratamentos de fisioterapia e 270 aparelhos auditivos.
O investimento, de aproximadamente R$ 15 milhões, terá recursos da União, Estado de Minas Gerais e município. Segundo o secretário, a iniciativa privada também será convidada a colaborar.
“A fila começa a andar imediatamente, vários procedimentos já estão credenciados. Tem gente que está na fila até há cinco anos, esperando sua cirurgia ou um exame mais complexo. Essa pessoa pode ter certeza que durante esse ano (2023) vamos conseguir colocar em dia, em rotina, o andamento da saúde pública de Poços de Caldas”, informou Thiago Mariano.
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) afirmou que, neste processo, os usuários do SUS precisam colaborar e estar presentes nas datas e horários marcados pela Secretaria de Saúde. Caso não possam comparecer, o ideal é que avisem com três dias de antecedência.
Sérgio ainda disse que pode haver necessidade de contratação de mais profissionais da saúde, mas os principais parceiros serão o Cismarpa, a Santa Casa e o Hospital Santa Lúcia.
“Alguns contratos já estão assinados, a participação da Santa Casa, do Santa Lúcia, da iniciativa privada. Mas, se for preciso contratar mais funcionários, vamos fazer. Tudo que for preciso para que a gente atinja essa meta de fila zero nós vamos fazer”, declarou o prefeito.