A Santa Casa de Poços de Caldas retomou, na sexta-feira (5), a cãoterapia. O trabalho, que já era realizado desde agosto de 2019, precisou ser interrompido devido à pandemia de covid-19.
A iniciativa é promovida de forma voluntária pela equipe do Hospital Clinicão e tem como objetivo levar bem-estar a pacientes internados e seus acompanhantes, além do desenvolvimento interpessoal da própria equipe local.

“Tivemos que interromper as atividades devido aos protocolos de segurança, em decorrência da pandemia. Agora que felizmente há uma queda nos registros, pudemos retomar as atividades e temos muita alegria em, de forma voluntária, desenvolver essa terapia tão assertiva,” aponta a responsável pelo projeto, médica veterinária Maura Dias Adriano.

Os cães adestrados passam em diversas alas, como pediatria e oncologia. “É obrigatório que todas as pessoas que forem acompanhar os animais estejam o tempo todo de máscara, higienizando as mãos e os animais precisam estar com a carteira de vacinação em dia e com um banho tomado dentro das últimas 48 horas,” informa a enfermeira da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalares), Damiana Silva.
A atividade será realizada quinzenalmente, às sextas-feiras.