A rinite alérgica incomoda muita gente, sendo comum estar acompanhada de problemas oculares. Para entender melhor esses casos, o Poços Já procurou o médico oftalmologista Carlos Aterje.
Caracterizada pela inflamação das mucosas nasais, a rinite alérgica geralmente surge junto da conjuntivite alérgica, que é a inflamação da conjuntiva. Essa membrana reveste os olhos e funciona como proteção contra corpos estranhos. Quando inflamada, a conjuntiva provoca a sensação de areia, ardência, vermelhidão, coceira e lacrimejamento.

“A conjuntivite alérgica provoca coceira, mas é importante evitar coçar os olhos. Isso faz mal e até provoca ceratocone, que é uma doença grave e que precisa ser muito bem controlada. Além disso, a maior causa de conjuntivite bacteriana e viral é justamente levar a mão aos olhos”, alerta o oftalmologista.
De modo geral, a rinite e a conjuntivite alérgica não têm cura. Porém, é possível aliviar os sintomas. O tratamento é simples e inclui a utilização de colírios antialérgicos, mas é importante consultar um médico oftalmologista para que o diagnóstico seja preciso.







