As moscas volantes geralmente são sintomas leves, sem necessidade de tratamento, mas que também podem indicar problemas graves na visão. Pra saber mais sobre o assunto, o Poços Já conversou com o médico oftalmologista Carlos Aterje.

Elas têm várias formas: pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha. Enxergar as moscas volantes passando pela visão significa que algumas partículas se soltaram do vítreo. Esse fluído gelatinoso preenche o globo ocular e pode perder alguns pedaços, o que não compromete a saúde dos olhos.
“Geralmente não é preciso fazer nada, o paciente se acostuma e não sofre danos. Porém, é importante examinar, porque as moscas volantes podem significar descolamento de retina, que precisa de cirurgia”, explica dr. Aterje.
As moscas volantes ocorrem principalmente após os 45 anos e a miopia é um fator de risco. Também podem ser causadas por toxoplasmose e, se forem acompanhadas de flashes, é preciso ter cuidado. “O flash é mais perigoso, pode indicar descolamento de retina”, complementa o oftalmologista.







