A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na terça-feira (10), que Poços de Caldas registrou o primeiro caso com suspeita de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 58 anos que veio da Itália, no final de fevereiro.
Segundo a secretaria, a paciente foi atendida na UPA com sintomas de gripe, mas que não se assemelham aos do novo coronavírus. Porém, devido à vinda da região de Lombardia, onde há casos da doença, foi realizado o exame. A mulher está em isolamento domiciliar.
“É muito importante a população manter a calma, pois não há motivos para pânico. O Ministério da Saúde teve e está tendo uma atuação modelo neste trabalho e prova disso são os poucos casos registrados até agora no Brasil. Aqui no município, nós seguimos todas as diretrizes do Ministério e permanecemos em alerta com nossas equipes mobilizadas para qualquer ação que se faça necessária, a qualquer momento”, afirmou o secretário de Saúde Carlos Mosconi.
Capacitação
Enfermeiros e médicos da Atenção Básica, UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales, além de outros serviços de saúde, se reúnem nesta quinta (12) e sexta (13) para a atualização de procedimentos relacionados ao coronavírus. O encontro promovido pela Vigilância Epidemiológica será na Casa dos Conselhos, no segundo piso do Mercado Municipal.
“É um momento para reunirmos a equipe, atualizarmos as informações e esclarecer dúvidas. Desde o surgimento do Coronavírus, já foram algumas mudanças de protocolo e por isso essa proximidade se torna ainda mais importante e necessária”, explicou o infectologista Mário Krugner.








