JUSTIÇA ELEITORAL

Dois em cada três eleitores poços-caldenses já têm biometria cadastrada

Cadastramento biométrico é gratuito e pode ser feito em qualquer cartório eleitoral de Minas Gerais
PUBLICIDADE
Dois em cada três eleitores poços-caldenses já têm biometria cadastrada
Foto TRE-MG

Poços de Caldas possui 118.485 eleitores aptos a votar, dos quais 78.830 já têm cadastro biométrico. O índice representa 66,53% do eleitorado do município, segundo dados da Justiça Eleitoral.

A coleta da biometria é gratuita e deve acontecer presencialmente nos cartórios eleitorais ou postos de atendimento. O sistema, implantado pela Justiça Eleitoral em 2008, utiliza impressões digitais para identificar o eleitorado brasileiro com mais segurança.

PUBLICIDADE

Benefícios

Entre os principais benefícios estão a redução de fraudes, como a tentativa de voto em nome de outra pessoa, assim como a identificação de duplicidades no Cadastro Eleitoral. A biometria também contribui para a criação de um cadastro único de identificação civil no país, ou seja, facilita o acesso a diversos serviços públicos.

PUBLICIDADE

Com esse cadastro, o eleitor pode desbloquear o nível ouro da conta Gov.br, e assim realizar a prova de vida digital e acessar mais de 4.500 serviços online. O sistema ainda dá suporte a processos como a liberação de empréstimos consignados do INSS e a emissão de passaporte. Além disso, possibilita a matrícula em instituições de ensino, a participação em concursos públicos e o acesso a financiamentos estudantis.

O procedimento de coleta inclui o registro de impressões digitais, assinatura e foto do eleitor, que passam a integrar o banco de dados da Justiça Eleitoral.

Biometria em Minas

O cadastramento biométrico em Minas Gerais começou em 2009 (conheça o histórico da biometria em Minas Gerais). Mais de 11 milhões (70,53%) de eleitoras e eleitores mineiros já tiveram a biometria coletada.

Em 259 municípios, a revisão biométrica já foi concluída. Em outras 594 cidades, o cadastramento ainda não tem prazo para o comparecimento do eleitor.

(Com informações do TRE-MG)

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!