
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou oficialmente que será candidato à reeleição em 2026. A declaração foi feita nesta quinta-feira (23), durante coletiva de imprensa com o presidente da Indonésia Prabowo Subianto, em Jacarta, onde Lula participa da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
A confirmação ocorreu em meio à assinatura de acordos bilaterais nas áreas de agricultura, energia, comércio, educação, defesa, ciência e tecnologia. Durante o discurso, Lula afirmou estar preparado para disputar um quarto mandato.
“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. […] Esse meu mandato termina em 2026. Mas estou preparado para disputar outras eleições”.
Até então, Lula sinalizava interesse na disputa, mas vinha condicionando a candidatura ao seu estado de saúde. Em agosto, ele afirmou que só concorreria se estivesse “100% bem”. Mencionando o caso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como exemplo de desgaste físico associado à idade.
Lula completa 80 anos na próxima segunda-feira (27). Apesar da idade, mantém agenda intensa de viagens nacionais e internacionais. Com foco em acordos estratégicos e atração de investimentos para o país. A declaração em Jacarta marca a primeira confirmação pública e direta de sua intenção de buscar mais quatro anos no comando do Executivo.