Projeto prevê instalação de “botão do pânico” nas unidades de saúde do município

PUBLICIDADE
Projeto prevê instalação de “botão do pânico” nas unidades de saúde do município
Vereador Douglas Dofu

Começará a ser discutido nesta próxima reunião ordinária da Câmara de Poços de Caldas o Projeto de Lei que institui a obrigatoriedade de instalação de sistema de alarme de emergência, denominado “botão do pânico”, em todas as unidades de saúde da rede pública municipal. A proposição é de autoria do presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União).

O objetivo é garantir a segurança dos profissionais de saúde no exercício de suas funções. E ainda assegurar proteção aos usuários e permitir o acionamento imediato dos órgãos de segurança pública em situações de risco. O projeto prevê que a instalação do botão do pânico observará alguma diretrizes. Disponibilização em locais estratégicos das unidades de saúde, facilidade de acesso aos profissionais. E também conectividade direta com os órgãos de segurança pública, com funcionamento ininterrupto.

PUBLICIDADE

Resposta rápida

Douglas Dofu pontua que violência e ameaças contra servidores e usuários dos serviços de saúde têm se tornado uma preocupação em diversos municípios brasileiros. Sendo recomendada por entidades de segurança e saúde a adoção de mecanismos de resposta rápida. “A fim de trabalhar para que situações graves não aconteçam em nossa cidade e a população se sinta segura nesses locais, estamos sugerindo o botão do pânico. Uma solução de baixo custo, fácil de ser implementado e que tem alta efetividade”, ressalta.

No Projeto de Lei, o autor cita que a rede municipal conta com aproximadamente 51 unidades de saúde, entre UBS, farmácias e outros equipamentos. “Cada dispositivo de alarme tem custo médio de R$ 100. Assim, o investimento é de, aproximadamente, R$ 5.100. Valor extremamente baixo quando comparado ao potencial de proteção de vidas e preservação do patrimônio público”, declara.

Após leitura em Plenário, o Projeto de Lei segue para análise das Comissões Permanentes da Câmara. Após conclusão dos pareceres, ele terá encaminhamento para votação. A proposição está disponível para consulta em www.pocosdecaldas.mg.leg.br.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!