
A Prefeitura de Poços de Caldas inaugurou, na manhã desta sexta-feira (12), a central de marcações do Programa Saúde Fila Zero. O objetivo da iniciativa é agilizar o agendamento de procedimentos como consultas e exames.
De acordo com o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), agora a demanda de marcações é centralizada. “Concentramos tudo no mesmo lugar, criando um atalho para o caminho que é percorrido desde o PSF até chegar à consulta, ao exame, e com isso a gente traz uma grande transparência”, afirmou.

A fila unificada é importante para que seja atingida a meta de zerar a fila dos procedimentos represados até dezembro de 2022. O secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano, ainda disse que o próximo passo do programa é credenciar clínicas e médicos particulares.
“Nos próximos meses vai sair o credenciamento de todas as especialidades e, aí sim, entraremos na reta final do Saúde Fila Zero para terminar o ano com a rotina em dia”, informou o secretário.

A central de marcações fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a prefeitura, havia mais de 50 mil procedimentos atrasados e, destes, 26 mil foram realizados de janeiro a abril de 2023.
Entre as demandas zeradas estão as especialidades de angiologia, colonoscopia, doppler de carótida, mastologia, ultrassom, fisioterapia, dermatologia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, hematologista, consultas ortopédicas, consultas psiquiátricas e teste ergométrico.