A Câmara de Poços de Caldas está realizando, na tarde desta quarta-feira (15), uma audiência pública para discutir a situação dos trailers de lanches do Parque José Affonso Junqueira. Hoje termina o prazo para que os comerciantes saiam do local.
A audiência foi proposta pelos vereadores Lucas Arruda (Rede), Diney Lenon (PT), Luzia Martins (PDT), Sílvio Assis (MDB) e Tiago Braz (Rede). A mesa é composta, além do presidente Douglas de Souza (União) e do 1º Secretário Kleber Silva (Novo), pelo ex-prefeito e ex-presidente da Câmara Paulo Tadeu, pela representante dos trailers Adriana Nascimento de Souza, pelo arquiteto e servidor público João Neves Carvalho de Toledo e pelo presidente da subseção da OAB em Poços de Caldas Ricarth Santiago Bandola de Oliveira.

Além destes nomes, acontece a participação de pessoas que se inscreveram para se manifestarem. A prefeitura não enviou nenhum representante. O plenário ficou lotado de comerciantes e suas famílias, que carregavam cartazes pedindo diálogo e protestando contra a retirada dos trailers.
Os comerciantes
Hércules Pereira dos Santos, que trabalha no local há 22 anos, afirma que havia manifestado interesse por um espaço oferecido pelo Executivo, na zona sul, e que agora não entende a necessidade de participação no chamamento público aberto pela prefeitura.
Para Luís Guilherme, proprietário de trailer há dez anos, falta diálogo e prazo. “Era muito mais fácil chamar a gente no começo, quando estava iniciando o projeto”, reclama. O comerciante pontua que a retirada dos trailers requer investimento para transporte e armazenamento.

Luís ainda alega que há comerciantes impossibilitados de participar do novo edital. “Muitas pessoas estão com dívidas por conta da pandemia, com o nome sujo, não vão conseguir se inscrever”.
Com o término do prazo para retirada dos trailers, ele afirma que não sabe se os proprietários vão retirar os equipamentos: “As pessoas estão perdidas”.
Prefeitura
A assessoria de comunicação da prefeitura de Poços de Caldas informou que as obras de criação da Alameda Poços começam amanhã. Ainda de acordo com a assessoria, o local será fechado por tapumes e os comerciantes que quiserem retirar os trailers deverão tratar do assunto direto com a Gemac Construtora, responsável pela obra.
A intenção do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) é de revitalizar o local e abrir edital para novas concessões. O prazo de conclusão da obra é de um ano.