O Índice Geral de Cursos (IGC), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), demonstra a qualidade do serviço oferecidos pelas instituições de ensino de todo o país. Na avaliação mais recente, cujo resultado foi divulgado em abril deste ano, a Unicesumar, que tem polo em Poços de Caldas, recebeu nota 4, na escala de 1 a 5. Este é o 10º ano consecutivo em que a Unicesumar mantém a nota.

Apenas 21% das instituições particulares avaliadas conseguiram chegar aos índices mais altos, 4 e 5. Para compor o IGC são utilizadas as notas obtidas pelos cursos na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), bem como resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Nas últimas avaliações do Enade, por exemplo, cursos como Administração, Agronegócio, Fisioterapia, Medicina, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Segurança do Trabalho obtiveram resultados que foram fundamentais para comprovar a Unicesumar como uma referência em qualidade de ensino.
De acordo com o vice-reitor da Unicesumar, Wilson Matos Filho, essa nota expressa a relevância do ensino oferecido na instituição. “Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Parabéns a todos que têm participação direta e indireta nessa conquista. Diante de todos os desafios que a educação tem sofrido no último ano, ainda assim a Unicesumar vem se destacando, se reinventando e, sobretudo, cumprido com sua missão que visa oferecer uma educação de qualidade e transformadora.”
Qualidade de ensino
Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unicesumar, Marcos Silva, manter tal avaliação por dez anos consecutivos expressa a qualidade e a relevância do ensino oferecido pela Instituição. “Ter um indicador como esse significa que a Unicesumar cumpre os mais rigorosos critérios estabelecidos pelo MEC no que diz respeito à qualidade de ensino, o que nos posiciona em patamar diferenciado entre as instituições de ensino do país.”
Além das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, a Unicesumar também tem políticas internas de qualidade, composta por programas de desenvolvimento de indicadores para acompanhar o desempenho dos estudantes. “Com esses indicadores, é possível fazer a análise e o gerenciamento de tudo que é oferecido pela Instituição”, explica o pró-reitor.
Hoje, a Unicesumar figura entre uma das principais instituições de ensino superior do país. Além do IGC 4, outro índice que certifica o compromisso da Instituição com a excelência é o Conceito Institucional do MEC, no qual a Unicesumar obteve CI 5, a nota máxima da avaliação. Com isso, a Unicesumar foi reconhecida como Universidade.
A Instituição ultrapassou a quantidade de 300 mil alunos nas modalidades Presencial e a Distância. No ensino presencial, são mais de 60 cursos de graduação, incluindo Medicina, e mais de 70 cursos de pós-graduação em diversas áreas, quatro Programas de Mestrado e dois de Doutorado, sendo em Direito e Promoção da Saúde.
Além dos campi presenciais em Maringá, Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Corumbá (MS), a Instituição possui aproximadamente 750 polos de educação a distância, inclusive no exterior, nas cidades de Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Yokkaichi (Japão). Com 30 anos de história, a Unicesumar já ultrapassou a marca de 120 mil profissionais formados pela Instituição.
Em Poços de Caldas, o polo de educação a distância da Unicesumar está localizado na Avenida Santo Antonio, 637, Cascatinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9.8800-3292.

Pode chover nesta quinta; veja a previsão

Mar de Minas: conheça o cruzeiro que liga Fama a Capitólio
Iniciativa do Governo de Minas reúne cidades turísticas em novos roteiros

Show “Diálogos literomusicais” acontece nesta quinta-feira em Poços
Jesuane Salvador traz, entre os convidados, o maestro Carlos Lima

DMAE instaura sindicância e contrata auditoria para apurar casos de horas extras
Comissão deverá apresentar suas análises e conclusões no período de 30 dias

iFood é multado em R$ 1,5 milhão por impor valor mínimo em pedidos
Prática foi considerada abusiva e a defesa da empresa foi rejeitada pelo Ministério Público

Casos de intoxicação por metanol reforçam fiscalização de bebidas em Poços
Grande parte das bebidas comercializadas em Poços de Caldas tem origem no Estado de São Paulo