Escola de Poços oferece aulas de programação e robótica

O estudante Rafael Rabelo Tasca, de dez anos, faz questão de ir às aulas de programação. Ele se interessou pelo assunto neste semestre, quando o...
PUBLICIDADE
Aulas de programação começaram em agosto deste ano.
Aulas de programação começaram em agosto deste ano.

O estudante Rafael Rabelo Tasca, de dez anos, faz questão de ir às aulas de programação. Ele se interessou pelo assunto neste semestre, quando o Colégio Jesus Maria José implantou a disciplina do terceiro ano do Ensino Fundamental I até o terceiro ano do Ensino Médio.

A iniciativa partiu do professor Leonardo Mendes, que viu no ensino de programação uma oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico dos alunos e o inglês, além da criatividade, autonomia e trabalho em equipe. Esta é, ainda, uma oportunidade de formar pessoas capazes de criar tecnologia e atuar em um mercado que precisa de mão de obra qualificada.

Segundo Leonardo Mendes, esse é um movimento mundial, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela área de tecnologia. Afinal, essa é considerada a geração de “nativos digitais”, aqueles que já nascem com uma grande facilidade para interagir com os computadores e aparelhos digitais.

Ambiente do laboratório de informática é descontraído.
Ambiente do laboratório de informática é descontraído.

A escola também disponibiliza aulas de robótica e as duas disciplinas são opcionais. Por enquanto, os alunos estão aprendendo a desenvolver games. Em 2017, além dos games, o foco será no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e empreendedorismo. O professor conta que utiliza diferentes metodologias para desenvolver as habilidades individuais de cada aluno.

A expectativa é de que o projeto cresça ainda mais.  “A partir do ano que vem vai ter robótica para todas as séries e eles vão estudar a criação de aplicativos de celular”, adianta o professor.

Crianças desenvolvem raciocínio lógico e trabalho em equipe no curso de programação.
Crianças desenvolvem raciocínio lógico e trabalho em equipe no curso de programação.

Mendes também comemora o apoio que teve da escola na implantação destes cursos. Ele conta que os pais dos alunos têm elogiado aulas e que o retorno das crianças tem sido muito bom. “O Colégio Jesus Maria José, sendo uma escola de vanguarda, empreendedora e global, forma cidadãos competentes e comprometidos com o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo assim para a melhoria da vida em sociedade”.

O Rafael, que aparece lá no começo da reportagem, nem imagina como essas aulas podem ajudá-lo. Mas ele sabe de uma coisa: está se divertindo. “Já criei um jogo do Minecraft e agora a gente está criando um de batalha. É um pouco difícil até ficar bem feito, mas é bem legal. Estou gostando! ”.

O Colégio Jesus Maria José fica na Rua Rio Grande do Sul, 1483, no Centro. Mais informações pelo telefone 3722-2021, na página do Facebook ou no site da escola.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!