POÇOS JÁ PET

Falta de microchips afeta mais de 4 mil castrações; prefeitura fará campanha de regularização

Houve desabastecimento de microchips entre outubro de 2024 e setembro de 2025
PUBLICIDADE
Falta de microchips afetou mais de 4 mil castrações; prefeitura fará campanha de regularização
Imagem ilustrativa Freepik

A Secretaria de Saúde confirmou à Câmara de Poços de Caldas que o programa municipal de castração animal enfrentou desabastecimento de microchips entre outubro de 2024 e setembro de 2025. Durante esse período, houve a realização de 4.463 cirurgias sem a implantação do dispositivo eletrônico, essencial para a identificação e rastreamento dos animais.

Com a normalização do fornecimento, a prefeitura vai realizar uma campanha de atualização cadastral e chipagem dos animais que passaram pela castração e ficaram sem o dispositivo. A ação acontecerá em conjunto com a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVSA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). E acontecerá de forma escalonada, garantindo que todos os pets recebam o microchip. O cronograma está em elaboração e terá divulgação nas próximas semanas.

PUBLICIDADE

Abastecimento restabelecido

De acordo com informações ao vereador Tiago Mafra (PT), autor do requerimento, houve restabelecimento do abastecimento em outubro deste ano. E as novas castrações já estão acontecendo com o chip. Atualmente, o estoque é de 5.620 unidades, com validade até 2030. O consumo médio mensal é de 398 unidades.

O fornecimento é pela empresa Pet Security Comércio e Serviço, contratada por meio de registro de preços para entrega de 6 mil microchips, ao valor de R$ 4,89 cada. Dois empenhos já foram liquidados e um ainda aguarda entrega.

Os microchips seguem padrões internacionais de rastreabilidade e têm registro da DVSA, com compartilhamento de dados junto ao CCZ. O município negou ter orientado tutores a custear o dispositivo na rede privada.

Em 2024, 76% das castrações tiveram a implantação do chip; em 2025, até setembro, nenhuma contou com o dispositivo. Tutores poderão obter informações no Setor de Castração, rua Pará, 284, centro. Ou pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses: (35) 98871-0479.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!