
Um homem recebeu voz de prisão pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando 600 filhotes de jabutis, na tarde de quinta-feira (31), em um ônibus interestadual. Os animais iam seguir para a Baixada Fluminense dentro de malas no bagageiro do veículo.
O caso ocorreu na BR-116, em Teresópolis, região serrana do Rio. O homem saiu de Feira de Santana (BA) com os animais e os levaria para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde haveria comércio em uma feira livre no fim de semana. Cada exemplar da espécie custa no mercado ilegal aproximadamente R$ 700.
Ele confessou que receberia uma quantia em dinheiro. O homem disse ainda aos agentes da PRF que já havia sido preso pelo mesmo crime, em 2015.
Alguns filhotes acabaram morrendo devido às péssimas condições. O caso configura crime ambiental por transporte de animais silvestres, sem autorização, com aplicação de multas e detenção, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.
A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano e multa, podendo ter aumento em casos de espécies raras, com ameaça de extinção, ou quando o crime ocorrer em período proibido à caça, durante a noite, com abuso de licença ou em unidade de conservação.
O caso seguiu para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).