
A prefeitura de Poços de Caldas iniciou nesta semana a 2ª fase da reposição de árvores na avenida João Pinheiro, dentro do projeto de revitalização da via. Nesta etapa, 20 árvores serão transplantadas e 47 removidas. Em contrapartida, está prevista a introdução de aproximadamente 100 novas mudas de ipês-amarelos, já com porte bem desenvolvido.
O trabalho contempla ainda novo calçamento, instalação de bancos, lixeiras e paisagismo seguindo os mesmos padrões já implantados nos quarteirões revitalizados anteriormente.
Semana passada, as equipes realizaram a retirada das plantas simbióticas, como orquídeas e bromélias, que estavam fixadas nas árvores. Agora, está sendo feito o transplante das espécies possíveis de readequação para outros locais. Na sequência, vai acontecer a remoção das árvores mais antigas. Muitas delas com risco de queda, garantindo maior segurança para quem circula pela principal via da cidade.
Segundo a prefeitura, o projeto prevê a substituição por um número maior de árvores do que já existia no local. Sempre com espécies adequadas ao espaço urbano, valorizando o paisagismo e proporcionando mais sombra e beleza à avenida.
O prefeito se reuniu nesta semana com integrantes da Ong Planeta Solidário para apresentar os detalhes da segunda fase da revitalização da avenida João Pinheiro. Durante o encontro, houve discussão dos próximos passos do projeto, que busca melhorar a infraestrutura, mobilidade e paisagismo da via, promovendo mais qualidade de vida para a população.
A continuidade das obras de requalificação urbana na avenida João Pinheiro e na avenida Mansur Frayha obteve autorização após acordo homologado em audiência na 4ª Vara Cível da Comarca de Poços de Caldas. Com condução pelo juiz Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva.