
Poços de Caldas passa a contar oficialmente com o Programa de Incentivo à Aprendizagem do Jogo de Xadrez. A instituição da iniciativa foi através da Lei 10.050, sancionada pelo prefeito Paulo Ney nesta quinta-feira (27). O objetivo é ampliar a prática e o ensino do xadrez em escolas, associações, projetos sociais e espaços esportivos do município.
De acordo com a nova legislação, o programa busca difundir os benefícios do xadrez, como o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico, a disciplina e a capacidade de tomada de decisões. Além de estimular a realização de torneios e campeonatos municipais que promovam integração e troca de conhecimento entre os participantes.
Para colocar o programa em prática, o município está autorizado a firmar convênios e parcerias com clubes, associações, federações e outras instituições voltadas ao ensino da modalidade. A lei também prevê a busca de apoio junto à iniciativa privada para patrocínios, compra de materiais e estruturação de espaços para a prática.
Entre as ações previstas estão a capacitação de professores e monitores, campanhas de conscientização sobre os benefícios do jogo. E ainda a realização de editais de incentivo a projetos para o xadrez. O município também poderá promover competições oficiais anuais, com participação de alunos, atletas amadores e profissionais.








