
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) divulgou, no último dia 15, o relatório preliminar dos índices do ICMS Esportivo, referente ao ano-base de 2024. Foram 602 municípios mineiros habilitados e com pontuação no ranking.
As análises dos últimos anos baseiam-se no Sistema de Amostragem, com metodologia que garante maior transparência e uniformidade no processo de avaliação. Os critérios utilizados estão na Cartilha de Amostragem dos programas e projetos.
Poços de Caldas
Poços de Caldas obteve 895,5 pontos no ICMS Esportivo 2024, resultado composto principalmente pelas atividades esportivas desenvolvidas no município, que somaram 844,5 pontos. A cidade também pontuou nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), com 48 pontos, e nas etapas estaduais de Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, com 3 pontos.
Com esse desempenho, Poços alcançou a posição 238 entre os 602 municípios habilitados e conquistou o percentual de 0,12662% do total distribuído pelo programa. Embora não esteja entre os primeiros colocados, a pontuação demonstra a presença de políticas públicas esportivas e participação em eventos oficiais do Estado.
Incentivo e fortalecimento do esporte mineiro
O ICMS Esportivo é uma iniciativa do Governo de Minas que define a distribuição de parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pertencente aos municípios.
Por meio do programa, a Sedese incentiva e apoia a criação e execução de políticas públicas voltadas ao esporte. Além de promover a organização e manutenção dos conselhos municipais de esportes, fundamentais para o fortalecimento da gestão local.
A lista completa das cidades e suas respectivas pontuações está disponível no clicando aqui.








