
O judoca poços-caldense Nícolas Gabriel da Silveira, de 11 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria até 36 kg durante a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2025, realizada em 12 de agosto, em Araguari (MG). Embora sua categoria oficial seja até 34 kg, o atleta aceitou o desafio de competir acima do peso e superou 35 adversários para alcançar o topo do pódio.
Faixa verde
Representando o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e a cidade de Poços de Caldas, Nícolas iniciou no judô em 2021, participando de torneios locais e regionais e acumulando diversas medalhas. Atualmente graduado na faixa verde, federou-se em 2023 pela Federação Mineira de Judô, ano em que conquistou a prata no Campeonato Mineiro. No ano seguinte, disputou o Campeonato Brasileiro Regional, terminando em 5º lugar, e voltou a conquistar a prata no estadual.
Em 2025, o judoca manteve a boa fase. Garantiu o bronze no Brasileiro Regional e o ouro no Campeonato Mineiro na categoria até 34 kg. O que lhe deu vaga para o Campeonato Brasileiro Final. No JEMG, venceu cinco lutas até a vitória decisiva, sob orientação da Associação de Judô Juca Cobra.
O JEMG 2025 teve participação recorde, com todos os 853 municípios mineiros e cerca de 60 mil estudantes. A competição, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), incluiu quatro etapas — municipal, microrregional, regional e estadual. E ainda 32 modalidades esportivas e paradesportivas.
Vaga no Brasileiro
Com o título, Nícolas garantiu classificação para o Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado em João Pessoa (PB). Para disputar a competição nacional, o atleta busca patrocinadores que apoiem sua trajetória e representatividade em nome de Poços de Caldas e Minas Gerais.