- Publicidade -
23.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Repórter Fitness: 12ª Meia Maratona da Águas

- Publicidade -
Atletas competiram nas categorias solo, quarteto e duplas mistas (Foto capa Fotop – Foto 1 Jubinsk)

Na manhã do último domingo (14), aconteceu a 12ª edição da Meia Maratona das Água, prova de 24 km disputada em um belo e desafiador trajeto que passa pela antiga estrada de terra que liga Poços a Pocinhos do Rio Verde, em Caldas. A grande novidade da Meia Maratona esse ano foi as novas modalidades quarteto masculino e feminino e duplas mistas.
Os grandes campeões desta edição foram da cidade de Pouso Alegre/MG. No Masculino, João Paulo Cândido concluiu o percurso na primeira colocação com o tempo de 1h5min26s. No Feminino, Auxilene Izabel da Silva foi a campeã com o tempo de 1h45min18s.
“Essa foi minha segunda Meia Maratona das Águas, no ano passado eu fui o segundo colocado e neste ano, graças a Deus, fui o primeiro. Consegui baixar o tempo do ano passado, quando fiz em 1h e 17min. A ideia é ano que vem vir mais forte ainda para bater o recorde desse ano”, contou João Paulo após a prova.
O campeão do Masculino fez uma dura disputa com Marcão “Queniano”, um dos principais atletas de Poços da modalidade atualmente. “O Marcão dispensa comentários, é um atleta que tem um currículo enorme e poder estar no pódio com ele é muito bom”, completou o atleta.

Confira o vídeo da largada, feito pela funcionária da Secretaria de Esportes, Marcela Carvalho Messias:

- Publicidade -

 


 

- Publicidade -

Campeã no Feminino, Auxilene Izabel também travou disputa com uma poços-caldense. Ela e Mislene Aparecida disputaram quilômetro a quilômetro e a atleta de Poços acabou ficando em segundo. “Foi a terceira vez que eu participo da Meia Maratona das Águas, na primeira vez fiquei na quinta colocação, ano passado fiquei em sétimo e esse ano consegui a vitória. Um percurso muito difícil, cheio de subidas e descidas, mas nesse ano a temperatura estava agradável, consegui fazer uma boa prova e conquistar a vitória”, relata a campeã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Publicidade -

Novas categorias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Corredores de todos os níveis puderam participar dessa Meia Maratona das Águas graças as novas modalidades: Quarteto Masculino, que teve como campeões  Jean, Vinicius, Gabriel e Geber; Quarteto Feminino, vencida por Patricia, Thais, Laira e Eliana; além da dupla mista, que teve como campeões Raquel e Norberto. Todos os resultados estão disponíveis neste link. As fotos da prova podem ser conseguidas nesse link, com a turma da Fotop e nesse link, com as fotos da fotógrafa Jubinsk. 

Dupla vice-campeã, Lucas Oliveira e Elizangela Apolinario são atletas de provas rápidas, principalmente 5km. A possibilidade de correr em dupla proporcionou que eles participassem e prestigiassem a Meia Maratona das Águas.
“É uma prova muito bonita, um percurso muito bonito, que a gente sempre gosta de prestigiar. E, para podermos participar, optamos em fazer esse percurso menor, que o que a gente têm mais treinamento para fazer”, conta Lucas Oliveira.
“Nesse tipo de prova é importante saber o limite um do outro. É muito legal fazer essa categoria dupla, o quarteto também foi importante, porque acaba trazendo a possibilidade de outros atletas participarem dessa prova e prestigiar, pois o percurso é muito legal. Foi desafiador, foi na raça e estamos muito felizes com o resultado”, completa Elizangela Apolinario.

Lucas e Elizangela foram vice-campeões da categoria Dupla Mista (foto: Rafael Santos/Poços Já)

A Meia Maratona das Águas é uma realização conjunta das prefeituras de Caldas e Poços de Caldas. A premiação incluiu dinheiro e troféus. Ao lado da Volta ao Cristo, que acontece em janeiro, a Meia Maratona é uma das principais provas pedestres da região. O secretário de Esporte de Poços, Wellington Paulista, comemorou o sucesso dessa 12ª edição da corrida.
“Ficamos muito felizes, tivemos um grande respaldo de todas as Secretarias envolvidas, principalmente a Secretaria de Esportes, que tem uma responsabilidade técnica muito grande. Acertamos na mosca na parceria com Caldas, uma grande disponibilidade deles, um grande empenho também, para podermos proporcionar o melhor para os corredores”, disse o secretário.

Paulista comemorou também o sucesso das novas modalidades por quarteto e dupla. “Tivemos esse adendo que foram as duplas e os quartetos, para privilegiar os corredores que por algum motivo teriam dificuldade com a distância da prova. Conseguimos proporcionar essas modalidades, que esperamos também fazer no próximo ano com sucesso”, afirma o secretário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Repórter Fitness

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Meia Maratona das Águas serviu como uma das provas de preparação para a Etapa Magma do Desafio das Montanhas Vulcânicas, no qual participarei no dia 29 de setembro, na Serra de São Domingos. A Meia das Águas conta com  um percurso desafiador, a estrada de terra e as belas paisagens rurais amenizam os 24km de subidas e descidas, onde a descida é predominante, principalmente no final da prova.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consegui manter um bom ritmo no começo, fiquei boa parte da prova em um pelotão e nos últimos cinco quilômetros, quando começou o último trecho de descida, percebendo que me sentia bem, apertei o ritmo, cheguei no quilômetro final, já no asfalto, sentindo algumas dores, mas na base da superação apertei ainda mais o ritmo e ainda passei um atleta. A chegada foi só alegria, fiz o tempo de 02h01e19, baixando bem o tempo que fiz no ano passado, ficando em 18º na categoria e em 28º entre os moradores de Poços de Caldas, o que é muito bom para um atleta amador como eu.    

Chegada na Festa do Biscoito é uma das atrações da prova (foto: Rafael Santos/Poços Já)

 

A Meia Maratona das Águas é uma das provas mais charmosas do sul de Minas por ter um sentido histórico, já que liga Poços de Caldas à sua cidade mãe. Além disso, a chegada é para lá de especial, pois acontece dentro do Balneário de Pocinhos de Rio Verde, distrito de Caldas. No Balneário, assim como vários outros atletas,  tomei banho de água sulfurosa após a prova e me senti revitalizado depois de tanto esforço. No mês de julho,no pavilhão do Balneário, acontece a tradicional Festa do Biscoito, cheio de delícias e boa música. Fazendo com que o contexto da Meia se torne ainda mais agradável. Com amigos, entramos tarde a dentro, comemorando o bom resultado e a alegria de poder correr e ser feliz.

Nas próximas semanas contarei tudo de como está o treinamento para esse grande desafio que vai ser a Etapa Magma do Desafio das Montanhas Vulcânicas. Fiquem ligados!    

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!