INADIMPLÊNCIA

Consumidores de Poços poderão participar do Mutirão Nacional de Negociação

Evento acontece de 1º a 30 de novembro e as negociações podem ser feitas online ou presencialmente
PUBLICIDADE
Consumidores de Poços poderão participar do Mutirão Nacional de Negociação
Divulgação

Durante todo o mês de novembro, consumidores de Poços de Caldas poderão participar do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira. Uma iniciativa da Febraban, em parceria com o Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Procons Brasil. Da qual o Procon de Poços é integrante.

A ação tem como objetivo facilitar a negociação de dívidas bancárias e promover a educação financeira entre a população. Desde 2019, mais de 30 milhões de contratos foram repactuados por meio do mutirão. Somente na edição de março deste ano, foram 1,4 milhão de negociações realizadas com a participação de 32 bancos. Segundo a Febraban, o evento de 2025 registrou um aumento de 22% nos acessos à página do mutirão, totalizando 402 mil cliques.

PUBLICIDADE

Procon municipal

Em Poços de Caldas, o Procon municipal é um dos pontos de apoio aos consumidores que desejam participar da iniciativa. As pessoas interessadas poderão buscar orientação diretamente com o órgão ou acessar o site oficial do mutirão para verificar as condições oferecidas pelos bancos.

O mutirão acontece de 1º a 30 de novembro e as negociações podem acontecer online ou presencialmente. As orientações incluem procurar os canais oficiais dos bancos e financeiras participantes, utilizar a plataforma consumidor.gov.br (para usuários com contas nível prata ou ouro) e buscar atendimento nos Procons municipais. Em Poços, o serviço está disponível para quem precisa de auxílio na renegociação ou orientação sobre superendividamento.

Participação

Podem participar consumidores com dívidas em atraso de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e outras modalidades de crédito sem garantia de bens. Não entram no mutirão dívidas com veículos, imóveis ou outras garantias reais, nem aquelas que já estejam prescritas ou em dia.

Para quem tem várias dívidas, é possível negociar com mais de um banco, desde que o consumidor possa assumir as novas parcelas. Já nos casos de superendividamento, a recomendação é procurar o Procon Municipal para avaliação individual e encaminhamento conforme a Lei do Superendividamento.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!