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Mineiros reforçam tradição do arroz com feijão nas compras do dia a dia

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Mineiros reforçam tradição do arroz com feijão nas compras do dia a dia
Imagem ilustrativa

De acordo com 86,2% dos empresários mineiros dos segmentos de hipermercados, supermercados e minimercados, mercearias e armazéns, o consumidor tem priorizado a compra de produtos da alimentação básica como arroz e feijão. Carne vermelha, outras carnes e hortifruti aparecem em proporção muito menor, com 12,7%, 11,9% e 10,4%, respectivamente. Segundo 70,2% dos empresários de gêneros alimentícios, os consumidores têm-se concentrado em itens específicos no atual momento.

As informações estão na Pesquisa Perfil de Compras Alimentícias, do Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre 21 de julho e 7 de agosto, em todas as regiões do estado.

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Melhoria da economia

O consumo de bens alimentícios está igual ao de 2024, de acordo com 51% dos entrevistados. Para 22,3%, aumentou e, para 25,1%, está menor do que no ano passado. Entre os que notam consumo menor, a crise econômica e o preço alto dos produtos são as justificativas apresentadas. Já aqueles que observam aumento no consumo atribuem esse fato à melhora da economia, à confiança do consumidor e a estratégias de vendas.

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Conforme 78,3% dos entrevistados, a procura por produtos similares aos tradicionalmente consumidos, como compostos lácteos e mistura láctea condensada é inexistente. E apenas 11,0% dos empresários confirmam a substituição.

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Na avaliação da maioria dos empresários (60,9%), os preços dos itens de higiene pessoal (60,99%) e limpeza da casa (61,78%) irão se manter estáveis nos próximos meses. A percepção é de que os itens da cesta básica podem aumentar de preço, com 56,28% dos empresários prevendo alta. A expectativa de alta também é prevista por 59,42% para outros produtos alimentícios que não fazem parte da cesta básica.

Os empresários se dividem quanto aos preços futuros de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, sendo que 44% esperam aumento e quase 50% acreditam que os preços permanecerão os mesmos.

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Promoções

Para atrair os consumidores, 52,9% das empresas do segmento de bens alimentícios têm adotado estratégias como promoções e liquidações. Propaganda e divulgação (40,6%) e atendimento diferenciado (32,7%). Segundo 49,2% dos entrevistados, as compras semanais predominam. Enquanto 26,7% indicam as compras diárias como as mais frequentes. Compras mensais são citadas por 23,0%.

Pagamento

A pesquisa também mostra que o consumidor tem preferido pagar à vista, sendo que o cartão de débito aparece em primeiro lugar, citado por 31,2% dos empresários entrevistados. O pix, com 25,7% vem em segundo, seguido pelo cartão de crédito à vista (16,0%) e dinheiro (15,4%).

O cartão de crédito aparece como a última modalidade de pagamento indicada por 10,7% dos entrevistados que explicam que a maioria das compras dos clientes são parceladas de duas vezes (43,9%).

Mais da metade das empresas do ramo alimentício (52,4%) não atuam com vendas online e não pretendem atuar, enquanto 38,7% trabalham com vendas online e 8,6% não atuam, mas pretendem atuar.

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Quanto ao desempenho das vendas online em comparação ao ano anterior, 45,9% dos empresários entrevistados afirmam que se mantiveram estáveis. Enquanto 39,9% registraram aumento. Para 12,2% houve diminuição nas vendas.

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