
Poços de Caldas foi destaque no Diário do Comércio, veículo especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais, referência para empresários, executivos e profissionais liberais. A reportagem evidencia o momento econômico do município, que, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, atravessa um dos períodos mais prósperos de sua história.
Com alto potencial na extração de terras raras, aliado à atração de empresas e ao fomento à tecnologia, Poços de Caldas estima alcançar R$ 8 bilhões em investimentos entre o período de retomada pós-pandemia e 2030.
Terras raras
A chegada das empresas australianas Viridis e Meteoric impulsiona a cadeia de minerais estratégicos, uma das maiores apostas para o desenvolvimento local. Apenas esse setor deve receber R$ 1 bilhão em investimentos até 2028, ampliando a geração de emprego e renda. Um dos primeiros projetos é a instalação de uma planta de reciclagem de terras raras pela Viridis. Iniciativa inédita em Minas Gerais.
>>>>>De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, a expectativa é que os dois projetos minerais em andamento fortaleçam a cadeia produtiva. E atraiam novos negócios, consolidem Poços de Caldas como referência mundial no setor. “Acreditamos que Poços de Caldas possa se tornar uma potência mundial, conhecida como o ‘Vale das Terras-Raras’, fornecendo esse material estratégico para o mundo”, afirma.
Indústria em expansão
O município também vive uma fase de ascensão industrial. O distrito industrial local, com 2,2 milhões de metros quadrados, está totalmente ocupado e abriga 72 projetos em operação ou instalação, empregando cerca de 16 mil pessoas diretamente. Marcas como Myralis e Althaia (farmacêutico), Danone e Ferrero (alimentício) estão entre as empresas que reforçam o ambiente favorável aos negócios.
Centro Tecnológico
Outro destaque é a parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas para a criação de um centro tecnológico em área de 56 mil metros quadrados. A proposta é unir educação e inovação para atrair startups, empresas de base tecnológica e data centers. A ampla disponibilidade de energia elétrica é um diferencial competitivo.
“Diferentemente de outros municípios, contamos com companhia energética municipal, com departamento próprio. O que garante agilidade e qualidade no fornecimento de energia para esses setores”, explica o secretário.
Desafios
Apesar dos avanços, há desafios importantes. Como a complexidade do sistema tributário e a necessidade de mão de obra qualificada para acompanhar o ritmo de expansão dos setores mineral, industrial e tecnológico.
“Estamos atentos a esse movimento e temos conseguido atender à demanda. Mas é preciso pensar a médio e longo prazo para não perdermos o ritmo de crescimento. Poços de Caldas é uma cidade única. Com disponibilidade energética e qualidade de vida para atender às exigências do presente e do futuro”, conclui Franco Martins.