
O mês de junho trouxe saldo positivo na geração de empregos formais em Poços de Caldas. Isso segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foram registradas 2.534 admissões e 2.356 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 178 novas vagas no município. Com isso, o estoque de empregos formais alcançou 53.409 vínculos.
Destaque
A indústria foi o grande destaque do mês, com 572 contratações e saldo positivo de 165 vagas. Esse desempenho representou mais de 92% do saldo total do município. A construção civil (37), o comércio (36) e a agropecuária (24) também contribuíram positivamente. Em contrapartida, o setor de serviços apresentou um desempenho negativo, com saldo de -84 vagas. Impactando principalmente os trabalhadores com ensino superior completo (-35).
Homens e mulheres
Quanto ao perfil dos trabalhadores, a maioria dos novos postos de trabalho teve ocupação por homens (122), em comparação com 56 mulheres. Em relação à escolaridade, o maior saldo de admissões foi entre pessoas com ensino médio completo (83), seguido daqueles com fundamental completo (62). Já os profissionais com ensino superior completo e superior incompleto registraram saldos negativos, indicando dificuldades de colocação para esse público.
Idade
A faixa etária também apresentou diferenças importantes. Jovens com até 17 anos lideraram a geração de empregos (67), seguidos pelos trabalhadores entre 18 e 24 anos (62). Em contrapartida, adultos de 25 a 29 anos tiveram saldo negativo de -32 vagas, sugerindo um gargalo de inserção para esse grupo etário.